As suas características ímpares tornaram o vídeo o meio de comunicação mais envolvente da web quando comparado com o texto, imagens ou combinações dos dois. É a mistura perfeita de elementos de áudio e de elementos gráficos. O vídeo 360º é a mais recente e poderosa ferramenta de video marketing e uma forma de realidade virtual. Agora, é possível criar conteúdo visual mais imersivo e capaz de envolver o espectador de uma forma que nenhuma outra ferramenta de marketing consegue. Mas afinal o que é o vídeo 360º?
O que é vídeo 360º?
Os vídeos de 360º, também conhecidos como vídeos imersivos ou vídeos esféricos, são gravações de vídeo onde um ponto de vista é gravado em todas as direções – a 360º. Estas gravações são feitas utilizando uma câmara omnidireccional ou um conjunto de câmaras. Depois, durante a reprodução, o espectador controla a direção da visualização como se estivesse no local. É uma simulação audiovisual de um ambiente alterado, aumentado ou substituído que envolve o espectador, permitindo-lhe olhar ao redor em todas as direções, exatamente como estivesse no sitio real.
Os vídeos de 360º foram criados com o objetivo de permitir aos utilizadores interagirem com o conteúdo, em vez de ficarem passivos a observarem. Oferecem uma visualização envolvente que permite a cada visitante escolher para onde olhar. Com o vídeo 360º é possível partilhar todo o ambiente envolvente e tornar a experiência imersiva.Quando se visualiza um vídeo 360º, num dispositivo móvel é possível mudar o ponto de vista movendo o dispositivo ou tocando e deslizando com o dedo no ecrã. Isto permite adicionar novas dimensões à experiência dos consumidores.
Existem vários tipos de vídeo 360º, incluindo vídeos em tempo real (live streaming) ou reproduzidos (on demand), jogos em 3D renderizados em tempo real e imagens pré-renderizadas (Computer Graphics Imagery – CGI).
Embora o hardware para criar vídeo 360º exista há já alguns anos, a tecnologia para permitir que o utilizador tenha a experiência de visualização só surgiu muito recentemente. Atualmente, os sistemas de consumo vídeo 360º disponíveis incluem Oculus Rift, Morpheus, HoloLens e Vive & Gear.
Para ver vídeos de 360º no YouTube ou no Facebook, não é necessário usar nenhum dispositivo de visualização, basta um dispositivo móvel ou um computador. Isto é, pode explorar o vídeo em todas as direções com alguns gestos simples. Nos computadores, pode clicar e arrastar com o rato ou clicar nas setas no canto superior esquerdo do ecrã. Nos dispositivos móveis, pode arrastar o dedo no ecrã ou movê-lo em diferentes direções. No entanto, a experiência não é completamente imersiva, para melhor visualização poderá colocar o telemóvel uma espécie de “óculos”, como por exemplo, o Google Cardboard ou o Samsung Gear VR.
Em Março de 2015, o YouTube lançou oficialmente a possibilidade dos utilizadores visualizarem e fazerem o upload de vídeos de 360 º. O Vimeo, outra plataforma para alojamento de vídeo, lançou o suporte para vídeo 360º em Março de 2017. A Google também anunciou uma colaboração com os fabricantes de câmaras para facilitar o upload de conteúdo 360º. O Facebook também já adicionou suporte de vídeo 360 em Setembro de 2015.
O vídeo 360º pode ser usado para diversos fins para além do entretenimento, como por exemplo na área do imobiliário, arquitectura, engenharia, medicina, jornalismo, negócios, turismo, desporto, entre outras. O futuro do vídeo já chegou através das produções inovadoras, dos vídeos experienciais e das diferentes formas de imersãoque revolucionaram os métodos tradicionais de gravar e de visualizar conteúdos de vídeo. O vídeo 360º é uma excelente opção estratégica para fazer com que a sua empresa se destaque e seja associada a inovação e às novas tendências.
Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis.
Quisque dui ex, sagittis vitae faucibus ut, consectetur et metus. Aliquam iaculis imperdiet ligula, rhoncus convallis turpis.
Sed efficitur congue dolor, et rhoncus ipsum rutrum nec. Ut ac mollis risus, bibendum molestie tortor. Fusce magna dui, pharetra eget pellentesque vehicula, consequat vel nisl.
Donec auctor ex a laoreet egestas. Donec tempor porttitor neque, vel tincidunt metus congue eget. Mauris non maximus nisi.